HOMOFOBIA? SERIA O TERMO CORRETO?

Os humanos sofrem de muitas fobias e doenças. Algumas podem ser citadas: Acrofobia (medo de altura), agorafobia (medo de multidão), aracnofobia (medo de aranha), hidrofobia (medo de água, e no caso, água profundas), hematofobia, claustrofobia, antrofobia, androfobia e outras tantas.

Não consigo entender onde entra o termo homofobia, para aversão ou rejeição a pessoas que fazem sexo com pessoas do mesmo sexo. Se entendemos que toda fobia é doença, neste caso, homofobia não deveria ser tratado como crime, mas sim, como doença. Minha opinião  é que este termo está equivocado em sua etimologia.

No caso do racismo, trata-se de ideologia que preconiza a existência de raças humanas e da superioridade de uma sobre outra ou outras. Essa ideologia pode envolver um pensamente mais ou menos elaborado, partindo preconceituosamente de teorias biológicas. Racismo envolve um sentimento de aversão por outros povos, etnias, etc. Esta manifestação humana é evidentemente problemática e passível de reação política governamental.

No grego, mísos (ódio, aversão) seria o termo ideal para todos que praticam violência contra homossexuais, atitude que reprovo e creio que todos que praticam devem ser punidos conforme as leis em vigência. Colocando "mísos" no lugar de "fóbia", o termo correto seria "misóhomo", aquele que tem aversão ou ódio a pessoas que gostam de praticar sexo com pessoas do mesmo sexo.

Creio que o direito de pensar diferente, faz parte de um sistema democrático. Ser a favor ou contra é direito de cada um, no campo das ideias podemos discutir, como sempre ocorreu em questões humanas.  Todo ou qualquer ato de violência deve ser condenado por aqueles que são contra ou a favor. Acredito que o termo homofobia nos casos apresentados pela sociedade está equivocada, o termo não seria fobia ("medo"), mas sim mísos, ("aversão").

Comentários

Unknown disse…
Puxa Elizeu, será que somos os únicos até agora que percebemos este aparente equívoco? Concordo plenamente com você: não trata-se de medo e sim de aversão e aversão perigosa para o alvo e não para quem a tem.
Renato disse…
Parabéns!!! Como é difícil encontrar alguém que se posicione sobre essa questão. É evidentemente um erro o termo "homofobia", pois me parece que medo de homossexuais não é o caso.

Postagens mais visitadas deste blog

DEPENDÊNCIA DE DEUS

O VAZIO DA ALMA