O VAZIO DA ALMA


Semana de:____/_____/_____

Tema: O VAZIO DA ALMA
Facilitador:


ENCONTRO: (5”)
Quebra-gelo (Sugestão): Cite um personagem da história que você admira. (Ex. político, cantor, artista. etc..)
(Deixe que todos falem, mas controle o tempo de cada um para não ultrapassar o tempo programado).


EXALTAÇÃO: (10”) (louvores).


EDIFICAÇÃO: (40”)
Leitura do Texto: Lucas 12:19

1 – “Vazio” significa aquilo que não está ocupado ou cheio. Quando falamos da alma, afirmamos que um coração vazio é a ausência e Deus.  Muitas vezes Deus pode estar em nossa mente, no intelecto, mas não no coração. Estar no coração é ocupar o centro de nossa vida, porque o coração é um órgão importante para vida. Estar vazio na alma é a consequência natural do homem sem Deus. Quando estamos sem Deus, tudo parece pura ilusão. Nada satisfaz, seja o dinheiro, o sucesso ou o poder. “Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol”. (Eclesiastes 2:11). Você já se sentiu vazio em sua alma?

2- A origem do vazio da alma está em nossos pais Adão e Eva, pois o pecado separou o homem de Deus. Tentamos disfarçar nosso vazio, com momentos de alegria, festas, bebidas, álcool e drogas. Porém, quando ficamos a sós, percebemos o quanto todas estas coisas não servem para nada. Muitas pessoas que mergulham no vazio de suas almas, no extremo de seus sentidos, tiram suas vidas. O suicídio é a ultima fase da tristeza e angústia da alma. Pessoas que passam por estas experiências precisam encher suas vidas com a graça e a misericórdia de Deus. Você conhece alguém que tentou o suicídio? Quais eram suas características?

3- A solução do vazio d’alma está em Deus. Jesus Cristo é o preenchimento da alma do homem, por meio dele somos aceitos e reconciliados com Deus. Sua morte no calvário é a única maneira de nos redimir e salvar (Jo.14:6).
Deus é a nossa maior carência, nada e ninguém podem substituí-lo. Quando Ele passa a viver em nós – por meio do seu Espirito - podemos andar até solitários, mas nunca sozinhos. Como é bom saber que não estamos perdidos, sem rumo na vida, sempre que clamarmos o Senhor estará ao nosso lado para nos socorrer. (Sl.46:1).
Como podemos apresentar Jesus para uma pessoa que está com vazio de sua alma?


EVANGELISMO: (5”)
Ore pelos nomes que estão na lista de oração, fale o nome de cada pessoa e família em voz alta para que todos ouçam e intercedam juntos.


MOMENTO DE ORAÇÃO: (5”)
Compartilhe seu pedido de oração ou agradecimentos.


Palavra Pastoral:
Estamos caminhando no Pequeno Grupo, nosso objetivo é crescer na graça e no conhecimento de Deus. Em cada encontro, nós colocamos Deus em nossos corações, ficamos cheios de Sua presença. Não deixe de participar dos encontros, Deus está em nosso meio. Confie no Senhor. A você professor, obrigado por fazer de seu tempo uma oportunidade de Deus falar. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DEPENDÊNCIA DE DEUS

HOMOFOBIA? SERIA O TERMO CORRETO?