DEPENDÊNCIA DE DEUS


Semana de:____/_____/_____

Tema: DEPENDÊNCIA DE DEUS
Facilitador:


ENCONTRO: (5”)
Quebra-gelo (Sugestão): Qual pessoa de sua família cuidou ou esteve mais próximo de você quando criança?
(Deixe que todos falem, mas controle o tempo de cada um para não ultrapassar o tempo programado).


EXALTAÇÃO: (10”) (louvores).


EDIFICAÇÃO: (40”)
Leitura do Texto: Salmo 23

1 – Este poema reflete a nossa total dependência de Deus. A maior preocupação de um pastor é o cuidado com seu rebanho, garantindo seu bem-estar. Este salmo enfatiza a necessidade de confiarmos na provisão de Deus. Como bom pastor ele sempre estará pronto a cuidar e ajudar nas áreas física, emocional e espiritual de suas ovelhas. O Senhor sustenta seu povo independente das circunstâncias. No (v.1) ele afirma “nada lhe faltará”. Esta afirmação é a garantia da presença de Deus em momentos muitas vezes de sofrimento, tristeza e dor. Ele cuida do homem de forma completa: está triste ore ao Senhor; doente, busque a cura; com medo, busque a paz. Por isso, precisamos passar pelas lutas com o sentimento de “descansar tranquilamente” (v.2). O que você faz quando seu coração está apertado? Você já passou por algum momento de aperto e sentiu a proteção de Deus?

2- Na ocasião da tentação no deserto, Jesus afirma: “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”. Ser orientado em nosso caminhar em cada passo, direção ou decisão é depender de Deus. Buscamos orientação na oração e na Bíblia Sagrada. Moisés conduziu o povo na travessia do deserto em direção à terra de Canaã, mas seguia a orientação dada pelo próprio Deus (Ex.13:21). O salmista afirma: “Guia-me pela vereada da justiça”. (v.3). Depender de Deus é levar todas as nossas decisões diante de Deus, por isso a oração é um fator fundamental em nossa caminhada, é quando falamos para Deus nossos pensamentos e aguardamos a sua resposta, sabendo que Ele tem o melhor para nossa vida. O Senhor guia seu povo na jornada da vida. Qual sua atitude diante das decisões que precisa tomar? Age de forma impulsiva ou costuma parar e pensar?

3- No (v.4) “tu estás comigo”. Demonstra nosso maior bem e segurança que retrata toda a nossa dependência. Quando Deus está conosco, estamos seguros diante do mal e das calamidades da vida, como a própria morte. Ele ainda completa dizendo “Não temerei mal algum”. “Vale da sombra da morte” e “meus adversários” apresentam de forma resumida os males da vida, como: doenças, morte, sofrimento, dor, perdas, decepções, tristezas, etc. Ser dependente de Deus é reconhecer que Ele está conosco e nos livra do mal. Por isso, quando estiver em dias difíceis e a angustia varrer seu coração, busque em Deus a sua proteção e vitória, como pastor, Ele cuida de seu rebanho. Quando Deus de fato é nosso pastor, podemos afirmar que “nada nos faltará”. Em algum momento em sua vida, você sentiu o livramento do Senhor?
                                                                                                                     

EVANGELISMO: (5”)
Ore pelos nomes que estão na lista de oração, fale o nome de cada pessoa e família em voz alta para que todos ouçam e intercedam juntos.


MOMENTO DE ORAÇÃO: (5”)
Compartilhe seu pedido de oração ou agradecimentos.


Palavra Pastoral:
Jesus é o bom pastor, pois Ele deu sua vida em resgate de nossa vida. (Jo. 3:16). Mas para chamá-lo de pastor, você precisa se submeter à vontade de Deus. Ele é o pão que sacia na nossa fome espiritual. Continue no pequeno grupo, você é importante nos planos de Deus. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O VAZIO DA ALMA

HOMOFOBIA? SERIA O TERMO CORRETO?