Células-Tronco, pesquisa e ética.

Os 11 Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), estarão se reunindo para debates sobre as pesquisas com células-tronco de embriões humanos no Brasil. Apesar da oposição da Igreja Católica no Brasil e no mundo.

Qual a diferença entre elas?

As células adultas possuem um aproveitamento menor que as células embrionárias. As células adultas podem ser retiradas da medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta entre outros. Já as embrionárias como nome diz é extraída do embrião humano. Para entender melhor, analise o exemplo: Caso seja retirada uma célula-tronco adulta do fígado de um indivíduo, esta terá a capacidade de desenvolver em células do fígado deste indivíduo. No caso a célula embrionária funciona como um mutante, ela se adapta ao terreno que é enxertada, transformando-se em qualquer célula do corpo, é capaz de se tornar em qualquer tecido, como ossos, nervos, músculos e sangue.
O mal de Alzheimer que é considerada uma doença Neurodegenerativa, como as células nervosas não são reposta pelo corpo humano, acreditam os cientistas que o tratamento com células-tronco embrionária seria a forma para repor e combater esta enfermidade. O mesmo tratamento seria passado ao doentes cardíacos, traumas na medula espinhal, doenças no sangue e acidentes vasculares celebrais.
Os principais defensores da utilização das células embrionárias são médicos, cientistas, associações ligadas a vítimas de doenças e acidentes. Seus principais argumentos são o fim do sofrimento destes pacientes.
A Igreja Católica e vários grupos religiosos são os principais opositores ao método de pesquisa com células-tronco. Sua argumentação está na manipulação da vida humana. A manipulação de embriões constitui assassinato.

Os EUA continuam com o veto a pesquisa, mais é o líder em estudos com as células-tronco adultas e com a obtenção de outras formas de células embrionárias como a retirada do líquido amniótico que envolve o feto durante a gestação. Em 2007 China e EUA desenvolveram pesquisas conseguindo retirar células-tronco embrionárias a partir da reprogramação de células da pele de um adulto.
O maior problema está na manipulação da vida. Alguns afirmam que a vida só começa com a formação do coração ou da coluna vertebral, entendem ser na 2 semana de gestação. Antes disso o embrião é visto com um amontoado de células.
Se o embrião é um ser humano em potencial, uma promessa, que ao colocar em local adequado para sua gestação se tornaria um ser humano. Isto não seria interromper a vida? Tirar a oportunidade da semente germinar não seria assassinato? Sei que é difícil, olhando para a quantidade de pessoas doentes, crianças condenadas, gente sofrendo, etc... Mais e o embrião? Quem estará disposto a defendê-los?
A ética e o respeito devem ser o limite para vivermos como humanos.Em que estamos nos tornando? Quando violamos um embrião?
Sou contra a manipulação de células-tronco embrionárias, vejo o início da vida jogado nas lixeiras dos laboratórios.

Comentários

Alex disse…
Muitas vezes se pensamos em fazer o bem e nepercebemos que talves estejamos nos matando pouco a pouco.
Pessoas estão por ae querendo salvar vidas quando na verdade estão impedindo outras.
O motivo é que as pessoas veem a morte como o fim e não se deparam que estão seguindo rumo aos braços de Deus.

Postagens mais visitadas deste blog

DEPENDÊNCIA DE DEUS

O VAZIO DA ALMA

HOMOFOBIA? SERIA O TERMO CORRETO?