FAÇA ECONOMIA MAIS COM PRAZER

Nas livrarias e bancas de jornal encontramos todo o tipo de material sobre finanças pessoais. Acredito que devido estabilidade econômica e o poder de compra do trabalhador, uma onda chegou ao mercado editorial, o famoso consultor financeiro de bolso.

Realmente precisamos poupar e pensar um pouco quando a velhice chegar. Mas isto não pode acontecer de forma descontrolada e emocionalmente desequilibrada. O que precisamos é colocar aquela quantia que desejamos guardar na planilha do orçamento mensal, sem perder o prazer de viver.

O que deve motivar a economia pessoal não é o medo, mais sim um sonho. Quando temos um sonho, lutamos por ele, vivemos cada dia como se fosse o primeiro. O medo traz desconforto, preocupação e angústia e estes sentimentos o que pode gerar são problemas familiares e desentendimentos entre as pessoas. Quando sonhamos, por exemplo, com a casa nova ou o carro novo podemos compartilhar com os membros da família e assim contar com a compreensão e o esforço de todos.

O medo da falta do dinheiro na velhice ou outros problemas voltados para a questão financeira gera amargura, principalmente quando componentes da família são limitados em suas atividades hoje. A esposa reclama dos moveis velhos e o filho do tênis que não pode comprar. Daí você pode imaginar o que estes questionamentos geram dentro de casa. Para evitar qualquer mal entendido, estou focando as pessoas que possuem dinheiro mais não querem gastar.

Para chegar ao objetivo precisamos de planejamento, disciplina e conhecimento sobre investimento. Podemos sonhar e economizar sem perder o gosto pela vida. Quero pensar no futuro sem tirar dos meus filhos e esposa o fruto do meu trabalho. Tenho que economizar mais não vou perder a oportunidade de proporcionar alegria e conforto para minha família.

A questão é inteligência, o fator econômico não pode ser o resto que sobrou do salário, mais sim deve fazer parte da planilha orçamentária. O valor deve fazer parte do orçamento e ir diretamente para o banco como o pagamento de um carnê ou a compra de um remédio, deve ser uma decisão firme e objetiva. Tenho que economizar, mas quero ter internet, TV a cabo e ter uma boa alimentação.

O segredo para um bom economista e tempo, disciplina e equilíbrio. Não adianta ter dinheiro sem ter paz interior e principalmente observar a tristeza no coração das pessoas que amamos.

Por isso, economize mais com prazer.

Elizeu Rocha

Comentários

Anônimo disse…
Boa noite, este informativo é muito interessante e importante para todos, porque muitos pensam em economizar sem gastar, sem pensar no conforto que a família merece.
Se for para economizar e ver tris- teza na família, as vezes o esforço foi em vão.
Anônimo disse…
Isto é a pura verdade, ter dinheiro mais sofrer para que serve?
Parabéns!!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

DEPENDÊNCIA DE DEUS

O VAZIO DA ALMA

HOMOFOBIA? SERIA O TERMO CORRETO?