ÉTICA NA EDUCAÇÃO
Para
falarmos sobre ética moral na educação necessário se faz entender o significado
de duas palavras e suas aplicações no contexto da sociedade. Ética e moral, ambas
apresentam conceitos bastante diversificados, no entanto e ao mesmo tempo
determinadas semelhanças de interpretação, por falta de conhecimento da
etimologia da palavra daqueles que assim as utilizam no seu viver cotidiano. Sendo
educação os processos de ensinar
e aprender, ela procura
introduzir os valores da ética moral visando levar a
sociedade a mais profunda reflexão sobre o julgamento das normas dos aspectos
corretos em resposta a diversas questões humanas.
Segundo o que mais se conhece, ética significa o estudo dos juízos de
apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal. Já a
moral é o conjunto de regras de conduta ou hábitos julgados válidos, quer de
modo absoluto, quer para grupo ou pessoa determinada. Unindo ambas as
definições, observa-se que a ética faz uma reflexão a respeito da moralidade e
a educação respeitando os indivíduos procura a formação destes.
Palavras - chave: Educação, ética,
moral.
Abstract
To talk about moral ethics in education is necessary to understand
the meaning of two words and
their applications in the context
of society. Ethics and morals, both concepts have
quite diverse, however, and while
certain similarities of interpretation, for lack of knowledge
of the etymology of the word of those who so use
it in their daily lives. As
educational processes of teaching and learning, it seeks to
introduce the values of moral ethics in order to bring the
company to greater reflection on
the trial of the aspects of correct standards
in response to various questions humanities. According to what more you know, means the study of ethical judgments
regarding evaluation of human conduct from the point of view of good and evil.
Since morality is the set of rules or
habits of conduct deemed valid, either absolutely or for a specific person or group. Merging
both definitions, it is observed that
ethics is a reflection on morality and education respecting
the individuals seeking such training.
Key-
words: Education, ethical,
moral.
1. Fundamentos da Ética
Ética é normalmente conhecida como o ramo da filosofia
aplicada aos assuntos morais. A palavra ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser. Diferencia-se da moral
que sua tem sua origem no latim, que vem de “mores”. Enquanto esta se baseia na submissão a normas, tabus, hábitos
ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, diferentemente,
busca fundamentar a boa maneira do viver pelo intelecto
humano. A ética também não deve ser confundida com a lei, embora esta normalmente
a tenha como base os princípios éticos. Diferente do que acontece com a lei,
nenhuma pessoa pode ser obrigada pelo estado ou por outras pessoas a cumprir as
regras éticas, nem sofrer qualquer punição pela violação destas; por outro
lado, a lei pode ser negligente quanto a assuntos pertinentes no alvo da ética.
2. Práxis Escolar
Na práxis escolar verifica-se
um mundo de limitações quando da aplicação da ética moral na educação, pois
obviamente trata-se do lidar com os pensamentos de inúmeras pessoas,
componentes de comunidades de um todo. Envolve-se diferentes culturas, ainda
mais em um mundo globalizado, valores diversificados que geram conflitos,
trazendo a problematização de ações e relacionamentos dos valores de referência
na sociedade. Inevitavelmente, as pessoas se constituem como tais
convivendo ao mesmo tempo com sistemas de valores que podem ser solucionadores,
adicionais ou problemáticos, dentro da complexidade da sociedade. Neste
contexto, percebe-se o desafio de busca por um referencial.
3. Conclusão
Nesta abordagem constata-se que
há um grande desafio a ser vencido; a melhoria da articulação em relação ao
desenvolvimento da autonomia nas diversas áreas afins, onde a gestão de ações
coletivas, visando a melhor formação do aluno, cooperando família, escola e
sociedade, precisa buscar continuamente a evolução participativa como modelos
de comportamentos, não esquecendo-se de princípios que devem nortear e manter
equilibradamente os valores coerentes de uma sociedade para que esta possa
viver ordeira e progressivamente. Vale lembrar alguns dizeres!
“Nada pode ser considerado
politicamente certo quando é moralmente indefensável” – Abraham Lincoln
“A ética é a ciência do dever
humano” – David Swing
4. Referências bibliográficas
BRASIL.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares nacionais:
Terceiro e quarto ciclos; Apresentação dos temas transversais. Brasília:
MEC/SEF, 1998.
FERREIRA,
Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário da Língua Portuguesa. 4ª ed. Rio de Janeiro: NOVA FRONTEIRA, 2000, 790 p. 33cm.
OLIVEIRA, Moysés Marinho de: 7 mil ilustrações e pensamentos: para
sermões, boletins. 6ª ed. Rio de Janeiro: JUERP, 1995. 317 p. 21cm.
VÁSQUES, Adolfo Sánches. Ética.
Rio de Janeiro, Civilização, 1982.
ROSEMBERGUE GUIMARÃES
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