ÉTICA NA EDUCAÇÃO



Para falarmos sobre ética moral na educação necessário se faz entender o significado de duas palavras e suas aplicações no contexto da sociedade. Ética e moral, ambas apresentam conceitos bastante diversificados, no entanto e ao mesmo tempo determinadas semelhanças de interpretação, por falta de conhecimento da etimologia da palavra daqueles que assim as utilizam no seu viver cotidiano. Sendo educação os processos de ensinar e aprender, ela procura introduzir os valores da ética moral visando levar a sociedade a mais profunda reflexão sobre o julgamento das normas dos aspectos corretos em resposta a diversas questões humanas. Segundo o que mais se conhece, ética significa o estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, do ponto de vista do bem e do mal. Já a moral é o conjunto de regras de conduta ou hábitos julgados válidos, quer de modo absoluto, quer para grupo ou pessoa determinada. Unindo ambas as definições, observa-se que a ética faz uma reflexão a respeito da moralidade e a educação respeitando os indivíduos procura a formação destes.

Palavras - chave: Educação, ética, moral.

Abstract

To talk about moral ethics in education is necessary to understand the meaning of two words and their applications in the context of society. Ethics and morals, both concepts have quite diverse, however, and while certain similarities of interpretation, for lack of knowledge of the etymology of the word of those who so use it in their daily lives. As educational processes of teaching and learning, it seeks to introduce the values ​​of moral ethics in order to bring the company to greater reflection on the trial of the aspects of correct standards in response to various questions humanities. According to what more you know, means the study of ethical judgments regarding evaluation of human conduct from the point of view of good and evil. Since morality is the set of rules or habits of conduct deemed valid, either absolutely or for a specific person or group. Merging both definitions, it is observed that ethics is a reflection on morality and education respecting the individuals seeking such training.

Key- words: Education, ethical, moral.


1. Fundamentos da Ética
Ética é normalmente conhecida como o ramo da filosofia aplicada aos assuntos morais. A palavra ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser. Diferencia-se da moral que sua tem sua origem no latim, que vem de “mores”. Enquanto esta se baseia na submissão a normas, tabus, hábitos ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, diferentemente, busca fundamentar a boa maneira do viver pelo intelecto humano. A ética também não deve ser confundida com a lei, embora esta normalmente a tenha como base os princípios éticos. Diferente do que acontece com a lei, nenhuma pessoa pode ser obrigada pelo estado ou por outras pessoas a cumprir as regras éticas, nem sofrer qualquer punição pela violação destas; por outro lado, a lei pode ser negligente quanto a assuntos pertinentes no alvo da ética.
2. Práxis Escolar
           
Na práxis escolar verifica-se um mundo de limitações quando da aplicação da ética moral na educação, pois obviamente trata-se do lidar com os pensamentos de inúmeras pessoas, componentes de comunidades de um todo. Envolve-se diferentes culturas, ainda mais em um mundo globalizado, valores diversificados que geram conflitos, trazendo a problematização de ações e relacionamentos dos valores de referência na sociedade. Inevitavelmente, as pessoas se constituem como tais convivendo ao mesmo tempo com sistemas de valores que podem ser solucionadores, adicionais ou problemáticos, dentro da complexidade da sociedade. Neste contexto, percebe-se o desafio de busca por um referencial.

3. Conclusão
           
            Nesta abordagem constata-se que há um grande desafio a ser vencido; a melhoria da articulação em relação ao desenvolvimento da autonomia nas diversas áreas afins, onde a gestão de ações coletivas, visando a melhor formação do aluno, cooperando família, escola e sociedade, precisa buscar continuamente a evolução participativa como modelos de comportamentos, não esquecendo-se de princípios que devem nortear e manter equilibradamente os valores coerentes de uma sociedade para que esta possa viver ordeira e progressivamente. Vale lembrar alguns dizeres!
“Nada pode ser considerado politicamente certo quando é moralmente indefensável” – Abraham Lincoln
“A ética é a ciência do dever humano” – David Swing

4. Referências bibliográficas
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares nacionais: Terceiro e quarto ciclos; Apresentação dos temas transversais. Brasília: MEC/SEF, 1998.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário da Língua Portuguesa. 4ª ed. Rio  de Janeiro: NOVA FRONTEIRA, 2000, 790 p. 33cm.

OLIVEIRA, Moysés Marinho de: 7 mil ilustrações e pensamentos: para sermões, boletins. 6ª ed. Rio de Janeiro: JUERP, 1995. 317 p. 21cm.

VÁSQUES, Adolfo Sánches. Ética. Rio de Janeiro, Civilização, 1982. 

ROSEMBERGUE GUIMARÃES

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DEPENDÊNCIA DE DEUS

O VAZIO DA ALMA

HOMOFOBIA? SERIA O TERMO CORRETO?