PEDAGOGIA SOCIAL


Entende-se que ao falar de educação também está se referindo ao termo “Pedagogia Social” como aquele processo através do qual se forma o homem como cidadão, resgatando seus valores morais que são parte de seu ser, o que lhe proporciona a possibilidade de se integrar cultural e socialmente à vida da comunidade, isto é, assinala com maior ênfase o princípio que acata a educação que não é outra coisa, que o da “socialização”. O homem é um ser gregário por natureza e não pode conceber uma vida separada de outros seres semelhantes, quer para sua sobrevivência e sua integridade mental.

Palavras - chave: educação, homem, vida.

Abstract
One understands that to the education speech also it is if relating to the term “Social Pedagogia” as that process through which if forms the man as citizen, rescuing its moral values that are part of its being, what it provides the possibility to it of if integrating socially cultural and to the life of the community, that is, designate with bigger emphasis the principle that accepts the education that is not another thing, that of the “socialization”. The man is a gregário being by its very nature and he cannot conceive a separate life of other similar beings, wants for its survival and its mental integrity.

Key- words: education, man, life.

1. Introdução
Pedagogia Social significa agir sobre si mesmo, com os outros e com as perguntas da sociedade, de tal forma que nossa ação torne possível o desenvolvimento sadio de outras pessoas e das condições sociais. Ela é uma aplicação das ideias de Rudolf Steiner sobre organização social, que ele formulou em 1919 com o nome de “Trimembração do Organismo Social” (“Dreigliederung des Sozialen Organismus”), no âmbito de grandes ou pequenos grupos sociais (como empresas ou grupos de trabalho) e também do âmbito do desenvolvimento de sensibilidade, responsabilidade e ação sociais individuais.
2. Objeto de estudo
O pedagogo não possui quanto ao seu objeto de estudo um conteúdo intrinsecamente próprio, mas um domínio próprio (a educação), e um enfoque próprio (o educacional), que lhe assegurara seu caráter científico. Como todo cientista da área sócio-humana, o pedagogo se apóia na reflexão e na prática para conhecer o seu objeto de estudo e produzir algo novo na sistemática mesma da Pedagogia. Tem ele como intuito primordial o refletir acerca dos fins últimos do fenômeno educativo e fazer a análise objetiva das condições existenciais e funcionais desse mesmo fenômeno. Apesar de o campo educativo ser lato em sua abrangência, estritamente são as práticas escolares que constituem seu enfoque principal no seu olhar epistêmico. O objeto de estudo do pedagogo compreende os processos formativos que atuam por meio da comunicação e intercâmbio da experiência humana acumulada. Estuda a educação como prática humana e social naquilo que modifica os indivíduos e os grupos em seus estados físicos, mentais, espirituais e culturais. Portanto, o pedagogo estuda o processo de transmissão do conteúdo da mediação cultural que se torna o patrimônio da humanidade e a realização nos sujeitos da humanização plena. No plano das ideias, o grego Platão (427-347 a.C.) foi de fato o primeiro pedagogo, não só por ter concebido um sistema educacional para o seu tempo mas, principalmente, por tê-lo integrado a uma dimensão ética e política. Para ele, o objeto da educação era a formação do homem moral, vivendo em um Estado justo.

3. Relevância no Brasil
            Pedro Smith, acionista e diretor da Giroflex (indústria de cadeiras e móveis para escritórios), em 1963, durante uma estadia na Europa, conheceu o trabalho de Lievegoed com empresários, identificando-se profundamente com ele. Na sua volta para o Brasil, criou um grupo de empresários que se ocupavam com as novas idéias do NPI (Nederlands Pedagogish Institut). A partir de 1972 funda-se o NPI no Brasil. Em 1993 foi fundada a Associação para desenvolvimento da Pedagogia Social no Brasil.

4. Desafio educacional
            O desafio da Pedagogia Social é lidar de forma construtiva com as questões sociais do nosso dia a dia, no convívio e no trabalho com outras pessoas. É o campo da ação do saber lidar com as questões e com perguntas das empresas, instituições, grupos ou indivíduos, de maneira tal que empresa e consultor ou indivíduo e coacher (conselheiro), grupo e o facilitador possam encontrar novas soluções no campo social e organizacional. Cada um de nós está constantemente em busca do caminho de realização de sua própria individualidade e nisso dependemos também daqueles com os quais convivemos. Como podemos, em nosso convívio social, criar as condições necessárias para realização de cada individualidade e como cada individualidade pode contribuir para realização da sociedade? A Pedagogia Social nos auxilia nesta tarefa.
Segundo B. Lievegoed “Uma atitude social na vida significa ajudar o outro a dar o próximo passo em seu desenvolvimento pessoal. Significa ter a coragem de confrontar-se com a dúvida, a desconfiança, o ódio e o medo. Isto significa a estar atento diante das dúvidas sobre o que sei, o que sou e o que faço”.

5. Metodologia
            A Pedagogia Social, evita os chamados projetos (data de início e de término) e privilegia os chamados processos (que tem data de início, mas não de término). Isso não quer dizer que não existam objetivos, organização, prazos, orçamentos, etc. Mas quer dizer que se privilegia o desenvolvimento das pessoas e não o seu adestramento numa determinada tarefa. A abordagem é muito situacional, construída sob medida para a situação específica, aproveitando as experiências profissionais e vida dos participantes. Constrói-se assim, passo a passo com eles, a solução para determinado problema. A conseqüência é um compromisso muito mais forte dos envolvidos, pois a solução partiu deles e da sua realidade.
            A metodologia permite uma profícua conscientização das pessoas envolvidas quanto a seus valores, missão de vida e o desenvolvimento das chamadas habilidades sociais: ouvir, falar, aconselhar, observar, negociar, decidir, perdoar, etc. São vivências seguidas de reflexões individuais e resgates nos grupos ao invés de discursos e palestras intelectuais. Nesse sentido, para aplicação educacional apresentam-se três funções principais da pedagogia social:
1ª. A pedagogia social fundamenta, justifica e compreende a ação preventiva, que é uma antecipação, para evitar que os indivíduos se dissocializem. Neste sentido, a prevenção reforça ou compensa.
2ª. A pedagogia social fundamenta, justifica e compreende a ajuda que se oferece a quem está em alto risco social. As maneiras de ajuda são múltiplas.
3ª. A pedagogia social fundamenta, justifica e compreende a reinserção, terapia ou cura, como remédio a condutas desviadas, como restauração da conformidade normativa e como correção.
6. Impactos na Sociedade Brasileira

Particularmente, com relação ao Estado Brasileiro, a Constituição Federal de 1988 trouxe a tríplice dimensão do desenvolvimento da pessoa, do preparo para o exercício da cidadania e da qualificação para o trabalho. O referido documento também aponta a “Educação como direito de todos” (artigo 205), ampliando assim ainda mais, a importância da mesma, a busca da consolidação da cidadania para o homem do século XXI. Em 1996 inclusive, o então senador Darcy Ribeiro apresentou um Projeto de Lei (n.º 1603/96), cuja proposta “era parte de um articulado conjunto de políticas públicas que caracterizavam a face neoliberal do Estado Brasileiro” (RIBEIRO, 1997, p. 67). Esse projeto reconhecia a universalidades do direito à educação básica, um inadiável aumento de sua oferta exigida pelas demandas do atual trabalhador. Propõe que a educação possa atingir dimensão tecnológica, científica e comportamental - exigindo ainda a esse mesmo trabalhador, a sua capacitação, reflexão critica, o fazer, o criar e educar-se permanentemente - apesar dos limites impostos pelo processo produtivo.

O primeiro impacto entendido como objetivo comum a ser atingido está no desenvolvimento sustentável ampliado e progressivo que introduz, na discussão, a busca do equilíbrio entre crescimento econômico, eqüidade social e preservação da vida. Trata-se, portanto, da procura por uma nova racionalidade que garanta a solidariedade e a cooperação, tanto quanto a continuidade do desenvolvimento e da própria vida para as gerações futuras, ameaçadas pelo consumismo perdulário e pela exploração predatória e desumana dos cidadãos. As ações prioritárias desse impacto são as possibilidades e restrições com o desenvolvimento e a sustentabilidade ampliada e progressiva de uma globalização solidária visando um desenvolvimento sustentado e sustentável. Espera-se desse modo obter a inclusão social e o empreendedorismo, focando a valorização do capital humano, do conhecimento e da qualidade de vida. Colaborando com essa perspectiva está a ética do respeito à vida: solidariedade global e pacto natural dentro de um contexto internacional e do cenário atual do Brasil, com medidas sócio-educativas: Uma faceta da Educação Social.

O trabalho árduo em seu desenvolvimento visando a participação da sociedade civil na busca de soluções para problemas que antes eram entendidos como de responsabilidade do Estado, tem crescido desde as duas últimas décadas do séc. XX. Vários autores (DAGNINO (2002) por exemplo) têm abordado este fenômeno sob a ótica da ampliação da democracia e da participação popular na política nacional. Esta é uma escolha entre os futuros possíveis.

7. Conclusão
A Educação é um processo que ocorre nos mais diferentes âmbitos da sociedade. Neste sentido, a pedagogia precisa estar atenta para formar educadores para atuar nestes vários espaços. Acredito que todas as formas de Educação possuem um aspecto relevante, pois, atuam perante sujeitos sociais e históricos e fazem parte da constituição dos mesmos. O objeto material da pedagogia social é o próprio da pedagogia geral: o ser educando do homem, que é a realização prática de uma possibilidade prévia, a educabilidade. O objeto formal é o estudo da fundamentação, como justificativa e entendimento da intervenção pedagógica nos serviços sociais, mediante os quais se cumprem as funções básicas da pedagogia social: a prevenção, ajuda e reinserção ou resocialização do indivíduo.

8. Referências bibliográficas
CONTE, Priscila. Educação 2010: As mais importantes tendências na visão dos mais       importantes educadores. 1ª edição. Curitiba: Editora Multiverso, 2010.
PETERS, Michael A. e BESLEY Tina (orgs); Por que Foucault? Novas Diretrizes para a Pesquisa Educacional. Tradução Vinícius Figueira Duarte. – Porto: Artmed, 2008. 248p; 23cm.
TRINDADE, Eduardo. Teses, Dissertações e monografias: Roteiro para sua elaboração. 1ª edição. Rio de Janeiro: Editora JUERP, 1994.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro e SILVA, Edileuza F. (orgs.). A escola mudou. Que mude a formação de professores! – Campinas, SP:Papirus, 2010. – (Colégio Magistério e Trabalho Pedagógico).

Sites consultados:
http://www.espacoacademico.com.br/026/26caraujo.htm
http://pt.encydia.com/es/Pedagogia_social
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedagogia        

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