VENCENDO A DEPRESSÃO


Semana de:____/_____/_____

Tema: VENCENDO A DEPRESSÃO
Facilitador:


ENCONTRO: (5”)
Quebra-gelo (Sugestão): Cite uma reportagem que chamou sua atenção durante esta semana.
(Deixe que todos falem, mas controle o tempo de cada um para não ultrapassar o tempo programado).


EXALTAÇÃO: (10”) (louvores).


EDIFICAÇÃO: (40”)
Leitura do Texto: I Reis 19:1-11

1- Não é possível viver neste mundo sem passar pelos problemas. Jesus disse: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. (João 16:33). Quando resolvemos um problema, parece que logo surge outro. Esta correria do dia-a-dia produz muito estresse e ansiedade, que se somam às doenças físicas, decepções e tristezas que nos assaltam vez por outra. Tudo isso junto, produz em nossa mente a depressão (tristeza profunda), que também pode ser opressão demoníaca. A pergunta que surge é: Seria possível um cristão ficar deprimido? O texto é muito claro quando afirma que Elias, o profeta de Deus, foi para uma caverna e estando cansado e com medo, pede a própria morte. Elias está no limite de suas forças. Podemos vencer a depressão com a presença de Deus. Você já se sentiu deprimido? Comente com o grupo.

2- A depressão, segundo o Dicionário Aurélio é: “Distúrbio mental caracterizado por adinamia (debilidade geral), desânimo, sensação de cansaço, e cujo quadro muitas vezes inclui, também, ansiedade, em grau maior ou menor”. Os principais sintomas da depressão são: Constante tristeza e desejo de chorar sem razão aparente, estar sempre preocupado ou aborrecido, perder o apetite ou comer em demasia, dormir demais ou ter insônia, ter pouca concentração, pensar seriamente em morrer ou tirar a própria vida, etc. Todos estes sentimentos, nós podemos sentir em nossa alma. Muitas vezes, pensamos que somos heróis ou imbatíveis, até um problema surgir e perdermos o controle. As aflições são possíveis na vida, Jesus não negou isso, apenas precisamos entender como agir diante da depressão. Você conheceu alguém em estado avançado de depressão?

3- Tiago nos lembra de que não somos “super-homens”, pois menciona em seu livro o caso de Elias, que “era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos” (Tg 5:17). Mesmo sendo um dos maiores profetas do Antigo Testamento, era sujeito aos mesmos sentimentos. Em certo momento ele sentiu medo e desejou morrer. O segredo que venceu a depressão na vida de Elias foi a oração e a inabalável confiança em Deus. Quando recorremos a Deus em momentos de desespero e depressão, Ele nos conforta por meio de sua presença. Até a tristeza solta de alegria. A cura chega quando ouvimos a sua voz, através de sua Palavra. Uma vida de oração e leitura Bíblia é o antídoto contra a depressão. Tenha em sua vida momentos de oração, separe um tempo e uma hora específica para falar com Deus e colocar todas as suas angústias diante dEle. Você possui um lugar específico para oração?

EVANGELISMO: (5”)
Ore pelos nomes que estão na lista de oração, fale o nome de cada pessoa e família em voz alta para que todos ouçam e intercedam juntos.


MOMENTO DE ORAÇÃO: (5”)
Compartilhe seu pedido de oração ou agradecimentos.


Palavra Pastoral:
A depressão nos ataca quando estamos passando por um momento difícil em nossa vida. Em todos os casos, precisamos buscar ajuda, principalmente a Divina, pela oração e súplica. Coloque sempre diante do pequeno grupo seu motivo de oração. Estamos juntos como uma grande família orando um pelos outros.
Pr. Elizeu Rocha 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DEPENDÊNCIA DE DEUS

O VAZIO DA ALMA

HOMOFOBIA? SERIA O TERMO CORRETO?