O SILÊNCIO DE DEUS


Semana de:____/_____/_____

Tema: O SILÊNCIO DE DEUS.
Facilitador:


ENCONTRO: (5”)
Quebra-gelo (Sugestão): Qual foi o melhor momento de sua vida?
(Deixe que todos falem, mas controle o tempo de cada um para não ultrapassar o tempo programado).


EXALTAÇÃO: (10”) (louvores).


EDIFICAÇÃO: (40”)
Leitura do Texto: João 11:1-6

1 – Buscar respostas ou soluções de problemas e não recebê-las, é angustiante. Agora, imagine o silêncio de Deus. Várias passagens bíblicas apresentam o silêncio de Deus, veja:  Jesus sendo avisado da morte de Lázaro; o profeta Habacuque em seu desespero orou a Deus (Hc1:2). O silêncio de Deus perturbava o profeta. Um dos momentos mais angustiantes que encontramos na Bíblia foi a crucificação. “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Mt. 27:46). Em algum momento em sua vida, você sentiu que Deus ficou em silêncio? Comente com o grupo.

2- O primeiro sentimento que temos quando Deus fica em silêncio é a angustia, depois o desespero. Somos ansiosos por natureza e não queremos esperar a resposta. Muitas vezes, este sentimento passa pelo desâmino e a incredulidade. A paciência em esperar a vontade de Deus faz parte de nossa batalha espiritual. Assim, precisamos manter o controle diante de nossa batalha e esperar em Deus sem angústia e desespero, pois são sinais de fé e esperança. Tudo depende de nossa maturidade espiritual. Algumas pessoas, por não compreenderem o agir de Deus, se afastam, e muitas vezes perdem as bênçãos. Entender a vontade de Deus é fundamental para não agirmos negativamente. Comente com o grupo.

3- O silêncio de Deus também é uma resposta. Jesus nos ensinou a orar e a não desistir. Não podemos, diante do silêncio, pensar que Deus se esqueceu de nossa necessidade. Ninguém pode receber algo de Deus se não crer que Ele é poderoso para realizar. Por isso, quando estiver orando e esperando em Deus, permaneça com o foco nEle somente. Leia a Bíblia e esteja em comunhão com seus irmãos, que no tempo certo Ele responderá suas orações. Diante tudo que falamos, podemos afirmar que o silêncio de Deus pode ser uma resposta?


EVANGELISMO: (5”)
Ore pelos nomes que estão na lista de oração, fale o nome de cada pessoa e família em voz alta para que todos ouçam e intercedam juntos.


MOMENTO DE ORAÇÃO: (5”)
Compartilhe seu pedido de oração ou agradecimentos.


Palavra Pastoral:
Queremos coisas rápidas, gostamos de tudo instantâneo, falta ao homem moderno a paciência. Deus tem tempo para todas as coisas, por isso, vale apena esperar.  Permaneçam em oração e não deixe de participar do Pequeno Grupo. Estamos crescendo e nos fortalecendo com a presença de Deus e dos irmãos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DEPENDÊNCIA DE DEUS

O VAZIO DA ALMA

HOMOFOBIA? SERIA O TERMO CORRETO?