DERROTANDO O GIGANTE DO MEDO


Semana de:____/_____/_____

Tema: DERROTANDO O GIGANTE DO MEDO!
Facilitador:


ENCONTRO: (5”)
Quebra-gelo (Sugestão): Qual esporte você mais se identifica?
(Deixe que todos falem, mas controle o tempo de cada um para não ultrapassar o tempo programado).


EXALTAÇÃO: (10”) (louvores).


EDIFICAÇÃO: (40”)
Leitura do Texto: Deuteronômio 1:26-29

1 – O medo foi um sentimento negativo que o ser humano experimentou, por ocasião do pecado de Adão e Eva: “Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi” (Gn. 3:10). Isso também aconteceu com Caim, logo após ter matado seu irmão Abel (Gn. 4:14,15). Os dez espias deram um relatório bom da terra, mas desencorajaram o povo a tomar posse dela por pura covardia. O medo não vem de Deus, mas de nossa natureza caída, e que tenta nos arrastar para longe das promessas da Palavra. Qualquer quer seja o tipo de medo, não há razão para mantê-lo conosco, pois em Cristo estamos livres de toda deformação moral, emocional e espiritual. (2 Tim.1:7). Você já sentiu medo ou trauma por algo que atingiu sua área emocional?

2- Quando permitimos que o medo nos domine, vários efeitos negativos têm lugar. Como podemos perceber, no caso dos israelitas rebeldes, o primeiro resultado foi a dúvida no cuidado de Deus. O medo é capaz de roubar nossa tranquilidade, causar insônia e até depressão. Os espias tiveram medo dos gigantes e das cidades fortificadas porque se esqueceram de Deus. O medo é um gigante que devemos derrotar em nome de Jesus, pois é como uma barreira que tenta impedir-nos de alcançar a promessa de Deus para nossas vidas. Você venceu o medo alguma vez? Qual o método você utilizou?

3- O medo produz insegurança e perturbação ou inquietação, e a Bíblia nos revela como podemos vencê-lo: “No amor não existe medo, antes, o perfeito amor lança fora o medo” (1 Jo. 4:18). Quem ama nunca abandona, e essa certeza dá força e coragem para enfrentarmos situações difíceis ou risco. Vencemos o medo pela convicção de que Deus estará sempre conosco e nunca nos abandonará. Davi sabia disso: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza as minha vida; a quem temerei” (Sl. 27:1). O medo pode nos paralisar, mas em Cristo somos mais que vencedores e temos a certeza de que sua vontade será perfeita em nossa vida. Que conselho você daria para uma pessoa que vive sob a sombra do medo?

EVANGELISMO: (5”)
Ore pelos nomes que estão na lista de oração, fale o nome de cada pessoa e família em voz alta para que todos ouçam e intercedam juntos.


MOMENTO DE ORAÇÃO: (5”)
Compartilhe seu pedido de oração ou agradecimentos.


Palavra Pastoral:
Existem dois tipos de medo: aquele que nos ajuda para nossa segurança contra o perigo, e o medo que nos deprime, engessa. Deus quer nos libertar do medo destruidor, que faz o mal, que atrapalha nosso relacionamento com Jesus e com o próximo. Esteja em oração buscando a vontade de Deus e todas as preocupações e medo serão lançados contra ele.
Pr. Elizeu Rocha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DEPENDÊNCIA DE DEUS

O VAZIO DA ALMA

HOMOFOBIA? SERIA O TERMO CORRETO?