LUGAR SEGURO: CENTRO DA VONTADE DE DEUS





Semana de:____/_____/_____ 
Tema: Lugar seguro: Centro da vontade de Deus
Facilitador:


ENCONTRO: (5”)
Quebra-gelo (Sugestão): Qual o filme que mais deixou marca em sua vida e por quê?
(Deixe que todos falem, mas controle o tempo de cada um para não ultrapassar o tempo programado).

EXALTAÇÃO: (10”) (louvores).

EDIFICAÇÃO: (40”)
Leitura do Texto: I Reis 17: 1-7

1 – Estar no centro da vontade de Deus é o lugar mais seguro do mundo. Elias, o profeta, foi usado por Deus para desafiar o rei Acabe e sua esposa Jezabel. Estes deixaram o caminho do Senhor para servirem a Baal, entidade esta que era tida como deus da chuva e da fertilidade da terra. Elias “fez conforme a palavra do Senhor” (v.5), ele obedece sem questionar, profetiza a falta de chuva e orvalho durantes os anos (v.1), esta profecia coloca em questão a crença pagã e supersticiosa de que Baal controlava o tempo. Qual sua opinião sobre o sentimento de Elias. O que passava em sua cabeça quando desafiou o rei?

2- O profeta obedece a Deus, mas o rei o persegue para matá-lo. Naquele momento de grande dificuldade Elias foge, mas Deus providencia um lugar seguro para ele ficar, conhecido como “caverna de Adulão” (1 Sm. 22:1). Adulão é uma palavra derivada do Hebraico e significa “refúgio”, lugar de segurança, da provisão, do descanso e da paz. Obedecer a Deus é encontrar refúgio e segurança, nenhuma ameaça - seja ela humana ou de religiões - podem nos intimidar quando nosso Deus está presente. Fazer a vontade de Deus e obedecer as suas leis é estar no centro da vontade Dele. Tire o medo do seu coração e confie na segurança do Senhor. “Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança”. (Salmos 4:8). Existe alguma preocupação ou medo que invade seu coração? Compartilhe com o grupo.

3- Deus age quando e do modo em que desejar. Pode até parecer estranho, mas Deus tem seu tempo e seu modo de trabalhar. Deus move céus e terras para fazer a Sua vontade prevalecer e cumprir seus decretos. No momento de desespero, além de conseguir um local seguro para Elias, Ele providencia o alimento. Ele usa um animal considerado imundo (o corvo), pois come carniça e constrói seu ninho em lugares desabitados. Mas foi exatamente um corvo, o instrumento de Deus para Elias. Aprendemos que quando estamos no centro da vontade de Deus, não faltará o sustendo, ele usará todos os meios possíveis para prover o sustento dos seus servos fiéis de onde não se espera. Em algum momento de sua vida você se sentiu amparada (o) por Deus?

4- Este exemplo nos ensina a depender de Deus e manter a humildade, visto que muitas vezes desprezamos coisas e pessoas que mais cedo ou mais tarde poderão nos ajudar em nossas necessidades. Depender de Deus é aguardar o amanhã sem se preocupar. Elias esperava o corvo pela manhã e a tarde com alimento sem saber se iria voltar, mas sua confiança estava no Deus de Israel e não nos animais do campo. Precisamos entregar todas as nossas necessidades ao Senhor, Ele é nosso provedor e o Deus de sua vida. Confie Nele, somente Ele tem a segurança e a provisão de recursos que precisamos. Entregue a Deus um pedido neste momento e compartilhe com o grupo.

EVANGELISMO: (5”)
Ore pelos nomes que estão na lista de oração, fale o nome de cada pessoal e família em voz alta para eu todos ouçam e intercedam juntos.


MOMENTO DE ORAÇÃO: (5”)
Compartilhe seu pedido de oração ou agradecimentos.

Palavra Pastoral:
Estou muito feliz em saber que você permanece no Pequeno Grupo. Você é importante! Somos uma família e você faz parte desta família. Pr. Elizeu Rocha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DEPENDÊNCIA DE DEUS

O VAZIO DA ALMA

HOMOFOBIA? SERIA O TERMO CORRETO?