MISERICORDIOSOS


Semana de:____/_____/_____

Tema: MISERICORDIOSOS
Facilitador:


ENCONTRO: (5”)
Quebra-gelo (Sugestão): O que você gosta de fazer nas férias?
(Deixe que todos falem, mas controle o tempo de cada um para não ultrapassar o tempo programado).


EXALTAÇÃO: (10”) (louvores).


EDIFICAÇÃO: (40”)
Leitura do Texto: Mateus 5:7

1- Misericórdia, segundo o Dicionário Aurélio significa: “Compaixão suscitada pela misericórdia alheira”. É o ato de benignidade, bondade ou amor persistente. Segundo Ap. Paulo o ato de misericórdia deve ser exercido “com alegria”. O ato de ajudar alguns é a demonstração de amor ao próximo e a manifestação do amor de Deus através de nossas ações. A misericórdia com o próximo diante de suas mazelas e miséria é uma oportunidade de apresentar um Deus que ama e cuida. Amar ao próximo é o segundo mandamento. Etimologicamente, a palavra misericórdia deriva do latim: miser (miséria) + cordis ou cor (coração). Em algum momento você sentiu a necessidade de ajudar e a misericórdia invadir seu coração? Comente com o grupo.

2- Deus nos ensina a ser misericordiosos, por exemplo, quando deseja gerar em nós o sentimento de paciência, Ele permite situações para que este sentimento desperte em nosso coração. Da mesma forma, a misericórdia é desenvolvida através de oportunidades que surgem em nossa vida. Agir com misericórdia é perdoar ofensas ou prejuízos, sem buscar nenhuma vantagem em troca. Quem exerce misericórdia não sente pena das pessoas simplesmente, mas segue no sentido de obedecer a Deus. Amor e bondade são características da misericórdia. Fale 2 exemplos de misericórdia com o grupo.

3- Por mais que você faça o bem, ainda dependerá da misericórdia de Deus. A lei da reciprocidade é uma regra na Bíblia Sagrada; tudo que semeamos, colheremos (Gl. 6:7). A misericórdia não fica apenas sofrendo com a desgraça alheia, antes busca de algum jeito minimizar essa desgraça. Com fez o bom samaritano (Lc. 10:34). Jesus perdoou nosso pecado, morrendo em nosso lugar. Desta forma, precisamos ter a mesma misericórdia com as pessoas que estão ao nosso lado, diante dos seus erros. Perdoar, amar e ajudar são as características de Deus, que cuida de seus filhos. Procure alcançar a misericórdia divina. Nossas atitudes e testemunhos refletem aquilo que recebemos do pai. Comente com o grupo.
                                                                                                                     

EVANGELISMO: (5”)
Ore pelos nomes que estão na lista de oração, fale o nome de cada pessoa e família em voz alta para que todos ouçam e intercedam juntos.


MOMENTO DE ORAÇÃO: (5”)
Compartilhe seu pedido de oração ou agradecimentos.


Palavra Pastoral:
Pela misericórdia de Deus fomos salvos. Ajudar, cuidar e amar são atitudes que demonstram a transformação de Cristo em nosso coração. Somos transformados dia-a-dia. A cada participação no pequeno grupo, você está crescendo em direção a Cristo. Continue nesta caminhada, procure convidar pessoas para participar desta grande bênção.
Pr. Elizeu Rocha.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DEPENDÊNCIA DE DEUS

O VAZIO DA ALMA

HOMOFOBIA? SERIA O TERMO CORRETO?