GIGANTES QUE PRECISAM CAIR


Semana de:____/_____/_____

Tema: GIGANTES QUE PRECISAM CAIR.
Facilitador:

ENCONTRO: (5”)
Quebra-gelo (Sugestão): O que você está fazendo hoje para cuidar de sua saúde?
(Deixe que todos falem, mas controle o tempo de cada um para não ultrapassar o tempo programado).

EXALTAÇÃO: (10”) (louvores).

EDIFICAÇÃO: (40”)
Leitura do Texto: Números 13: 27-33

1 – O Egito se rendeu aos Israelitas por causa da poderosa mão de Deus. Não foram poucos os problemas e as dificuldades que passaram no deserto e diante do Mar Vermelho. Esta mesma mão que os livrou de diversos fracassos, traria para eles a mesma vitória na terra de Canaã. Mas os espias se deixaram influenciar pelas aparências, tiveram medo diante dos gigantes e passaram um relatório negativo para todo o povo. As vitórias que alcançamos na vida não podem ficar apagadas no passado, devem permanecer em nossa memória todo o tempo, pois quando o dia da provação chegar, os feitos do Senhor serão lembrados e a segurança estará dentro de nós. Comente com o grupo uma vitória que você entender ter vindo do Senhor.

2- Podemos entender “gigantes” como todos os obstáculos que surgem para impedir nosso progresso, que nos fazem recuar, desistir, esmorecer na vida e na fé. Existem gigantes da tristeza, incredulidade, estresse ou ansiedade, ira, solidão, desânimo, escassez, etc... Estes sentimentos podem ser observados no relatório apresentado pelos espias ao povo. Foi como uma contaminação, pois o povo ouviu o relatório e imediatamente começou a reproduzir alguns destes sentimentos. Como podemos ver, os gigantes são muitos, mas precisamos reconhecer que o principal gigante está dentro nós. Temos que manter nossa vida aos pés do Senhor através da oração e da leitura da bíblia, e desta forma estaremos ouvindo a vontade de Deus. Você já se deparou com um gigante em sua vida? Comente com o grupo.

3- A vida espiritual é cheia de batalhas e sempre estaremos em extremos combates. Não podemos nos esconder. O cristianismo bíblico não isenta ninguém de lutar. As perseguições, tribulações e todo tipo de oposição servem para nosso crescimento. Ignorar um gigante é um grande erro, existem gigantes externos e internos. Pecados e tentações que afligem nossa vida e mente, precisam ser derrubados com a palavra de Deus e muita oração. Fugir do pecado é uma forma de derrubar gigantes. Vida de facilidade é um sonho apenas, para conquistar é preciso muita batalha. Qual o maior gigante que foi ou precisa ser derrubado hoje? Ex: vícios, raiva, mágoa, etc...

4- A visão dos gigantes falou mais alto que a ordem de Deus de conquistar a terra. Calebe, observando a atitude do povo e lembrando-se das orientações de Deus, ordenou ao povo que se calasse. Muitas vezes, precisamos calar as dúvidas, o medo e a preocupação que está dentro de nós. Estes gigantes parecem muitas vezes imensos ao ponto de massacrar nossa fé. É em nossa dependência de Deus que está o segredo de vencer gigantes. Calebe dependia de Deus: “certamente prevaleceremos” (v.30), esta é a visão de um vencedor. O que você precisa fazer quando o medo e a preocupação surgir em sua vida?


EVANGELISMO: (5”)
Ore pelos nomes que estão na lista de oração, fale o nome de cada pessoal e família em voz alta para que todos ouçam e intercedam juntos.


MOMENTO DE ORAÇÃO: (5”)
Compartilhe seu pedido de oração ou agradecimentos.

Palavra Pastoral:
Gigantes surgiram em sua vida para destruir seus sonho, família e vida espiritual. A luta faz parte da vida cristã, mas a vitória é certa em Cristo, porque somos mais que vencedores (Rm. 8:37). Continue a caminhar e coloque Cristo na frente de todas as coisas e confie somente Nele.
Pr. Elizeu Rocha

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DEPENDÊNCIA DE DEUS

O VAZIO DA ALMA

HOMOFOBIA? SERIA O TERMO CORRETO?